quarta-feira, 15 de dezembro de 2021

Mehemet - 68

 

Mehemet tem quatro aninhos acabadinhos de fazer e chegou a Portugal há um mês, vindo do Bangladesh, seu país de origem.

Mehemet fala Bangladesh e Inglês e claro, vai aprender Português, porque brevemente vai para a escola portuguesa. Por isso, a minha função é ir ensinando, introduzindo umas palavras aqui e ali, quando ele está disposto a isso. Penso que na cabecinha dele já deve ir uma grande confusão com tantas línguas em tão pouca idade.

Mehemet é um fofo muito fofo. Parece um homem em miniatura, porque tem atitudes de homem, reacções, gestos, etc…, que têm imensa graça por ser pequenino. É muito bem disposto, muito comunicativo e já me adoptou como “grandma”.

Outro dia fui passear com ele e comecei a dizer-lhe algumas palavras em português. Passaram vários aviões e eu dizia-lhe “avião” e ele repetia. Também passaram cães e eu ia-lhe dizendo “cão” e ele repetindo. Depois passámos em frente à escola e eu disse-lhe “escola”. Mehemet mais uma vez repetiu o que eu disse. Mas depois passou um autocarro e eu disse-lhe “autocarro”. E Mehemet olhou para mim com o dedo indicador esticado e disse “bus”(!). Ok, disse eu, ignorando, ao mesmo tempo que repeti “autocarro”. Mas Mehemet definitivamente não queria saber do autocarro e mais uma vez olhou para mim e engrossando a voz subiu o tom e com o dedo bem firme voltou a dizer “bus, buuuuuuus”(!)…

 

Sem comentários:

Enviar um comentário