domingo, 27 de janeiro de 2013

Sofia e a fruta - 28


A Sofia é a minha neta querida e adorada, que tem dezoito meses. A Sofia é alegre e comunicativa e apesar de ser muito disciplinada, porque segue toda a sua rotina sem barafustar, é muito sociável. Adora festas, ambientes agitados onde há outras crianças e bastante diversão. Ela aprecia a rotina diária, mas também gosta de mudanças.

 

Mas acima de tudo, a Sofia gosta de comer. Com os seus dezoito mesinhos apenas, ela é aquilo a que se chama um "bom garfo", mas com a "culhé". Ela sempre quer a "culhé" que vai sempre para a boca, mesmo que não tenha nada. E troca tudo, até um brinquedo, por um sabor, qualquer que ele seja, porque nem sequer é esquisita. Adora o "ogut" na hora do lanche ou a sobremesa de fruta, que acompanha com bolacha.

 

E como já fala muito, quando a mãe lhe diz, "Sofia vamos lanchar", lá vai ela toda apressada, a correr, direita à cadeira das refeições, senta-se, pede o babete que não dispensa; a "culhé" e depois do seu "ogut", que para ela não chega, estica o braço e com a mãozinha gorduchinha e os dedos esticados, começa a apontar para o tal sítio, dizendo "qué püta... qué püta..." e enquanto vai comendo o seu manjar com a "culhé", vai olhando para nós e dizendo "bom püta"... "bom, püta"...!


2 comentários:

  1. Acho muto bem que a gulodice da Sofia fique documentada para a história!
    E é verdade...A Sofia, na sua inocência pura, não é que troca a palavra "fruta" por "púta"! E é ouvi-la a gritar, se por acaso nos demoramos um pouco, "puuuta". Eu e o Henrique não conseguimos deixar de sorrir. E lá corrigimos: "a fruta, filha, a fruta"...

    ResponderEliminar
  2. Os trocadilhos da Sofia são muito engraçados e a Luisinha tem um talento especial para os contar!
    Bjokas,

    Teresa Beatriz Abreu
    Direção de Engenharia
    teresa.abreu@rtp.pt

    ResponderEliminar